Como funciona o tratamento de varizes pelo plano de saúde?

Quem sofre ou já sofreu com varizes, sabe bem que a questão vai além da estética. É sobre a má circulação do sangue no organismo de um indivíduo e muita dor, afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas. No Rol de Eventos e Procedimentos em Saúde de Coberturas Obrigatórias da Agência Nacional de Saúde (ANS), o tratamento depende muito do quadro apresentado no diagnóstico feito pelo médico do paciente.

Independente do caso, uma constatação é ponto comum para a cobertura de serviços relacionados ao problema: a presença de dificuldades funcionais e não apenas estéticas.

Tratamentos para varizes no plano de saúde
Tudo depende do estágio das varizes em cada paciente, mas – em geral – utiliza-se uma combinação de procedimentos que vão desde a utilização de meias elásticas de compressão, uso de medicamentos, escleroterapia (aplicação de uma substância que cicatriza a veia danificada, obstruindo a circulação sanguínea no local) e até cirurgia. Um bom exemplo são os casos em que as veias dilatadas/obstruídas são poucas e/ou ainda estão em estado inicial. Para isso, é indicado o uso da meia elástica de compressão, junto ao tratamento pela escleroterapia. Afinal, é fundamental mitigar a piora do quadro antes de qualquer outra medida mais invasiva.

E se a operadora de plano de saúde se negar a cobrir o tratamento de varizes?
A primeira dica é entrar em contato com o seu corretor ou com a própria empresa para entender o motivo da recusa, além de checar todas as cláusulas presentes no contrato da sua apólice. Tendo certeza de que se tem o direito ao tratamento (seja ele de prevenção ou cirúrgico) pelo convênio médico, pode-se até mesmo buscar por orientação jurídica.

Agora que você já sabe que o tratamento de varizes pode ser feito com o uso de um convênio médico, não perca tempo e trate o seu problema. Afinal, como o nome já diz, plano de saúde é sobre cuidar do seu bem-estar!

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Contate já a equipe da Murolo!

Solicite uma Cotação

"*" indica campos obrigatórios